Como usar referências para desenhar?

Uso de referências no desenho

Antes de começarmos um projeto, é crucial entender o papel das referências. Elas são ferramentas valiosas para qualquer artista, independentemente do nível de habilidade, ajudando a fortalecer ideias e a refinar decisões. Algumas pessoas podem pensar que o uso de referências no desenho pode ser “trapaça”, mas tire esse pensamento da sua cabeça. As referências são ferramentas, assim como uma régua é para desenhar uma linha reta. Elas não fazem o trabalho por você, mas sim auxiliam no processo criativo e técnico.

Tipos de Referências

Existem diferentes tipos de referências que você pode usar para desenhar:

Referências fotográficas: Fotografias de objetos, pessoas, paisagens ou texturas. Elas são úteis porque ainda não passaram pelo processo de simplificação de outro artista, o que permite que você veja os detalhes de forma mais autêntica.

Obras de outros artistas: Analisar como outros artistas resolvem problemas visuais pode ser extremamente útil. Aqui, é importante prestar atenção em como eles simplificam formas e resolvem questões técnicas, o que enriquece sua “biblioteca visual”.

Referências da vida real: Observar o mundo ao seu redor é uma das melhores formas de captar detalhes. Às vezes, não será possível encontrar aquela pose ou expressão específica, então, criar suas próprias referências pode ser a solução. No livro Imaginative Realism, James Gurney fala sobre a criação de suas próprias referências, como maquetes, para suas artes.

Referências em movimento: Vídeos são ótimos para entender a dinâmica de movimentos. Eles permitem que você pause e analise cenas em detalhes.  

Referências em 3D: Programas 3D são extremamente úteis para resolver cenas e entender iluminação, entre outras coisas.

3D como base

Existem muitos vídeos tutoriais gratuitos na internet para aprender a usar programas como o Blender, além de assets gratuitos para você criar suas próprias cenas.

Usando Referências de Forma Eficaz

Sabendo que as referências são essenciais no processo de desenho, como usá-las da melhor forma? O processo pode ser dividido em duas etapas principais: briefing e elaboração de ideias e refino e finalização.

Briefing e elaboração de ideias

Esta etapa inicial do projeto é onde você responde a perguntas como: o que? Como? Onde? Ou seja, é o momento de gerar ideias e explorar diferentes maneiras de resolver o que se propõe a desenhar.

Nessa fase, colete todo tipo de referência que ajude a gerar mais ideias. Depois de desenhar várias opções, escolha a que mais se alinha com o objetivo do projeto.

Refino e Finalização

Com a ideia escolhida, agora é hora de refinar e finalizar o projeto. Para amadurecer a ideia, procure referências mais específicas, como roupas, tipos de cabelo, acessórios, paletas de cores, e estilos de finalização.

refino de ideia

Divida as referências em grupos, capturando apenas as partes que lhe interessam, utilizando ferramentas como captura de tela (Win + Shift + S).

Práticas para Evitar

Embora as referências sejam extremamente úteis, é importante usá-las de maneira ética e eficaz:

Evite plágio: Usar referências não significa copiar o trabalho de outro artista e apresentá-lo como seu. O objetivo é aprender e se inspirar, não reproduzir fielmente o que já foi criado. Assim, para evitar isso, busque várias referências e combine diferentes soluções visuais.

Evite Dependência Excessiva: Equilibre o uso de referências com o desenvolvimento da sua própria criatividade. Tente desenhar de memória ou criar algo novo a partir do que aprendeu com as referências, fortalecendo sua biblioteca visual.

Lembre-se, o processo de coleta de referências deve seguir uma lógica do maior para o menor. Não gaste muito tempo pesquisando objetos específicos logo no início do projeto, pois pode ser que nem use essas referências. Comece amadurecendo a ideia e afunilando sua pesquisa à medida que o projeto avança.

Dica Extra: Um dos programas mais úteis para o uso de referências é o Pure Ref.

Escrito por

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redação DRAWITI

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